Mappa Florestal – 1912

15.03.2023 | Meio Ambiente

As matas da Serra do Mar são para os paulistas a última mostra da flora original do nosso território. Enormes esforços estão sendo feitos pelos Governos Federal e Estadual para sua preservação. Parques estaduais, áreas de preservação ambiental e áreas tombadas são algumas das formas que têm sido utilizadas para realçar a importância das ações de identificação. promoção e preservação do patrimônio natural.


A presente edição vem resgatar a memória de um pioneiro da valorização das riquezas brasileiras. Há 75 anos, Luiz Felipe Gonzaga de Campos propunha a criação de reservas florestais, as quais seriam, de fato, criadas 25 anos depois. Para tanto, propôs-se à tarefa de elaborar uma base cientifica para sua criação, tarefa sem dúvida de gigantescas proporções, tendo em vista o desenvolvimento da área de conhecimento naquela época. Este trabalho de descrição da vege1acao é realizado a partir da sistematização de Iodas as fontes de informação disponíveis, desde as comunicações de carácter eminentemente científico, até suas próprias observações em campo, como mapas de guerra ou registros da implantação de linhas telegráficas.


Exemplo de dedicação à função pública, Gonzaga de Campos, seja na Comissão Geográfica e Geológica do Estado de Sao Paulo, seja como diretor do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil, promoveu a pesquisa original e de alta qualidade, dentro do serviço público, voltada para a valorização das potencialidades econômicas do Pais.


Não fosse por outros méritos da obra que tornar-se-ão evidentes ao leitor interessado, a descrição detalhada da vegetação da Serra do Mar e o mapa da vegetação brasileira, que também é publicado de forma fac-similar nesta edição, ampliam significativamente o interesse pela preservaç.ao do último trecho original da Mata Atlântica, prioridade para as ações na área da ecologia no Governo Montoro.

José Pedro de Oliveira Costa
Secretário de Estado do Meio Ambiente